quinta-feira, 13 de maio de 2010

INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Hipertexto segundo alguns autores é o texto em formato digital, e o seu acesso acontece apenas em ambientes virtuais através de referenciais denominados hiperlinks, que são elementos clicáveis, em forma de texto ou imagem, que levam para outros textos ou para recursos variados. Outros pesquisadores acreditam que a representação hipertextual pode acontecer no papel, como exemplo as anotações de Leonardo Da Vinci e também a Bíblia.
O hipertexto é conhecido em português pelos correspondentes termos ingleses, hiperlink e link que significa atalho, caminho ou ligação. O sistema de hipertexto mais conhecimento atualmente é a Word Wid Web, rede de dados e um protocolo de acesso adequado usado para ter acesso direto ao recurso referenciado que pode ser gravado, visualizado ou mostrado como parte do documento que faz a referência.
O Hipertexto, segundo Bugay (2000) é uma forma bastante comum de hipermídia, no qual a informação é apresentada ao usuário sob a forma de texto, através de uma tela do computador.O usuário pode iniciar a leitura de uma forma não linear, ou seja, escolhe entre o inicio, meio ou fim de um texto. Nesse sentido, a Hipermídia pode ser considerada uma extensão do Hipertexto, entretanto, inclui além de textos comuns, desde sons, animações e vídeos, e de uma forma interativa, com apenas um clicar de botão, o computador responde ao caminho desejado.
O hipertexto é um grande aliado no processo ensino e aprendizagem porque permite a construção do conhecimento compartilhado, inserindo o aluno e o processo educativo no mundo digital. Permite aos alunos num sistema de colaboração, aprenderem mais e através de diversas fontes. Os professores também podem utilizá-lo para funções pedagógicas, dinamizando suas aulas trabalhando de forma interdisciplinar as diversas áreas do conhecimento.
Ressalto que navegar no hipertexto clicando diversos links além de me proporcionar conhecimento sobre o assunto, também me permitiu uma visão estratégica de novas formas de ensinar utilizando dessa ferramenta para facilitar o processo de construção do conhecimento pelos alunos de forma interativa com o mundo digital, possibilitando a troca de experiência e novos aprendizados.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Considerações sobre o Video do Professor Ladislau


Considerando a fala do prof. Dr. Ladislau no vídeo Eduacação e Tecnologia é importante refletirmos quando ressalta, que nos dias atuais, não estudamos primeiro para trabalhar depois. Contudo, que a educação e trabalho estão intimamente ligados. Nesse contexto, é imprescindível a expansão dos diversos meios de acesso à comunicação e informação no espaço escolar a professores e alunos. Nessa relação, ressalta-se a necessidade de qualificar e requalificar periodicamente os professores, capacitando-os para utilizar de forma inteligente as novas tecnologias apropriando-se de uma metodologia central que permita a organização das informações e a sua utilização promissora pelos educandos. Sendo assim, o acesso as TIC deve ser oportunizado e permeável não somente no espaço escolar, mas pela vida inteira de forma flexível aos menos favorecidos economicamente, para que numa sociedade competitiva como a do conhecimento tenham igualdades de oportunidades no mercado de trabalho. É sabido, que o grande desafio, ainda consiste na resistência de alguns professores quanto à utilização das TIC como meio de aquisição do conhecimento na formação do aluno cidadão, comprometido com o bem-estar social, ético e político, seja por insegurança e/ou acomodismo. Entretanto, os professores que não se adequarem às novas exigências da sociedade contemporânea, estarão ameaçados ao fracasso e consequentemente a aposentarem-se mais cedo na educação por falta de formação profissional qualificada na área das tecnologias.